quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Fender American Vintage 57

Jade Ciribelli é guitarrista e é meu amigo há quase 20 anos. Ele queria uma reedição de Fender dos anos 50 e depois de garimpar um bocado acabou conseguindo essa American Vintage. Ele trouxe o instrumento pra regulagem logo que chegou dos EUA. O instrumento é impressionante por vários motivos. Eu acho primoroso o shape em V dos braços das reedições da Fender. É muito confortável pra pessoas com mãos pequenas feito eu. Gosto no acabamento em verniz nitrocelulose levemente transparente (a guitarra vibra de forma diferente e o verniz se deteriora com o tempo, dando aquele aspecto de guitarra velha). O abaulamento da escala é de 7,25 polegadas e os trastes são minúsculos, o que deixa a guitarra muito dura nos bends e vibratos.

A eletrônica da guitarra veio de fábrica com uma chave de 3 posições. Era assim até 1977 (a chave de 5 posições só foi inventada em 1978). Uma chave de 5 posições vem embalada dentro do case da guitarra para o caso do dono querer usar as posições 2 e 4 da chave e o Jade pediu pra eu instalar a chave nova. Os captadores são os Fender 57/62. Curiosidade: para reproduzir de forma mais fiel as especificações de 57 a Fender não fez o captador do meio com polaridade invertida e enrolamento ao contrário, portanto não há cancelamento de ruído nas posições 2 e 4. Também instalei o capacitor e resistor corretos no botão de volume para evitar perda de brilho quando o Jade diminuir um pouco o botão de volume. 

Gosto do escudo de uma camada só e das peças de plástico na cor marfim. Dá a aparência de instrumento antigo. 

Os captadores são sensacionais, o verniz deixa a guitarra vibrar de forma mais natural e a seleção de madeiras é bem criteriosa. O conjunto desses fatores resulta num som impressionante, apesar de ser uma guitarra meio difícil de tocar. 







terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Telecaster Custom

Fiz essa telecaster com sucata. A idéia é usá-la nos shows da New Born (banda cover do Muse na qual eu toco. Você pode ver a gente aqui). 

Essa é a primeira versão da guitarra (escala escura e com Seymour Duncan), mas acho que ela vai ficar melhor com escala clara e com Sérgio Rosar. Fotos em breve.


quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rickenbacker 4003

E eis o Ricky! É aquele 4003 do Marcos Renan que eu havia mostrado pra vocês antes. Regulado, com captador do braço restaurado (graças ao Sérgio Rosar), com cordas novas (D'addario 0.45). 








terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ESP MII

Mais uma guitarra do Tiago Pinto (que é também o dono da Flying V, da Les Paul, da Malmsteen mostradas aqui no blog). Essa ESP é relativamente rara e é uma guitarra muito boa pra fritação. A escala é de ébano, o corpo parece ser alder e o tampo é de maple. As cordas usadas foram D'addario 0.10. Tiago ataca as cordas com muita força, então não posso deixar as cordas baixas demais nas guitarras dele. 





quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Ibanez AS93

Essa guitarra linda pertence ao Dudu Portela (clique aqui para conhecê-lo). Depois de trazer aquela Fender Eric Johnson pra trocar trastes ele resolveu fazer a mesma coisa com a Ibanez, mas ele optou  pelo 6100 ao invés dos 6105 usados na Fender. Coloquei fotos da escala e trastes antes e depois do trabalho. 

Instalei os capacitores nos botões de volume para melhorar o controle das dinâmicas (isso está virando procedimento padrão aqui). O Dudu prefere cordas 0.11 com ação média-alta para poder trabalhar com slide.