segunda-feira, 14 de março de 2011

Gibson SG Standard

Mendes Júnior é o meu cliente mais presente. O homem coleciona carros e guitarras bacanas. A guitarra da vez é uma SG Standard. Júnior é louco por alavancas Bigsby. Eu também gosto muito dessa ponte, mas o inconveniente dela é ter que furar o tampo da guitarra para parafusá-la. Por isso que o Júnior preferiu usar a Vibramate. Com ela não é necessário furar a guitarra. É um recurso muito simples e muito bacana: nada mais que uma chapa de alumínio em forma de ferradura que é fixada ao tampo através das buchas do cordal original. Você fixa a Vibramate no tampo e fixa a Bigsby na Vibramate. Não dava pra ser mais simples do que isso e é uma daquelas idéias geniais que alguém tem uma vez na vida.

A Bisgsby não tem a mesma estabilidade que uma floyd boa ou uma Kahller. Parte desse problema é o atrito causado na ponte. Em guitarras Gibson acústicas com ponte de madeira flutuante o problema é bastante reduzido pelo fato da ponte se mexer um pouco, mas a ponte normal de Les Paul não oscila e as cordas atritam muito nos carrinhos com a ação da alacanca. O Júnior comprou uma roller bridge, que tem rollers no lugar dos carrinhos normais, o que diminui muito o problema.

Coloquei cordas D'addario 0.10 e fiz a regulagem com as cordas bem baixas, que é como o Júnior prefere. O ataque dele é bem suave e isso permite que se use ação mais baixa.


10 comentários:

Junior disse...

como sempre "a nivel de" regulagem a guitarra ficou um primor, supimpa, super chic 10. Só me resta agradecer

Hilário Ferreira disse...

Muitas "gibson" na vida de um cearense...

Rafael Gomes disse...

E vai ter mais.

Gabriel disse...

Hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm... ataque suave, em?

Anônimo disse...

Porque o ataque precisa ser suave?

Fernando Mota disse...

Boa pergunta: porque o ataque precisa ser suave ?

Anônimo disse...

Ouvi dizer que o vibramate tem a tendencia de deformar e inclinar para o lado da ponte... Outros dizem que ele deixa o tremolo demasiado alto. Alguns afirmam também que a falta de contato direto com o corpo do instrumento prejudica o timbre e o sustain...
Ja notou alguns desses problemas com o vibramate?

Unknown disse...

Nossa! Ficou show o trabalho nessa SG.
Será q vc pode me ajudar
Tenho uma lês Paul e quero colocar uma ponte dessa, acho muito charmosa Pontes assim, além de ser show dar umas alavancadas, será q vc pode me indicar algumas marcas boas de Pontes? Essa q foi coloca nessa SG e Boa? Como se chama? Pretendo colocar na minha lês Paul e deixá-la com um visual estilo as semi-acústicas da ibanez.
Por favor me ajuda ai

Unknown disse...

Nossa! Ficou show o trabalho nessa SG.
Será q vc pode me ajudar
Tenho uma lês Paul e quero colocar uma ponte dessa, acho muito charmosa Pontes assim, além de ser show dar umas alavancadas, será q vc pode me indicar algumas marcas boas de Pontes? Essa q foi coloca nessa SG e Boa? Como se chama? Pretendo colocar na minha lês Paul e deixá-la com um visual estilo as semi-acústicas da ibanez.
Por favor me ajuda ai

Unknown disse...

Nossa! Ficou show o trabalho nessa SG.
Será q vc pode me ajudar
Tenho uma lês Paul e quero colocar uma ponte dessa, acho muito charmosa Pontes assim, além de ser show dar umas alavancadas, será q vc pode me indicar algumas marcas boas de Pontes? Essa q foi coloca nessa SG e Boa? Como se chama? Pretendo colocar na minha lês Paul e deixá-la com um visual estilo as semi-acústicas da ibanez.
Por favor me ajuda ai