quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gibson Les Paul Deluxe 1976

Alvin, guitarrista da banda De Blues em Quando, gosta de guitarras antigas e tem uma bela coleção em casa. Essa Les Paul Deluxe é de 1976 já teve vários donos, mas infelizmente nem todos foram tão cuidadosos com ela quanto o Álvaro. Essa guitarra saiu de fábrica com mini-humbuckers e provavelmente com alavanca Bigsby. Os captadores foram depois trocados por Burstbuckers, a Bigsby foi retirada e foi instalado um sistema de ponte e cordal convencional. É possível ver as "cicatrizes" da retirada da Bigsby.

Os trastes haviam sido trocados por algum energúmeno com uma severa debilidade mental. O infeliz luthier arrancou os trastes originais sem tomar os devidos cuidados (arrancando pedaços do jacarandá), cortou os frisos laterais, machucou a escala e quebrou as marcações em diversos pontos quando foi instalar os trastes novos (ele deve colocado os trastes usando um tacape) e ainda deve ter feito o acabamento usando uma pedra de calçamento pra ter feito trabalho tosco desses nas laterais (como vocês podem ver na primeira foto).

Ver um serviço porco desses é de fissurar meu coração de granito.

Retirei os trastes, tratei a escala para retirar as marcas da britadeira que o "luthier" anterior usou pra fixar os trastes e fiz discretos enxertos pra diminuir o estrago causado nas marcações. Instalei os Dunlop 6000 e fiz o devido acabamento. Preenchi os cortes dos frisos com uma resina branca para tentar disfarçar um pouco a besteira que havia sido feita antes. É uma maravilha poder ver uma escala de jacarandá tão antiga: ela ficou linda depois de feitos os reparos e a hidratação.


Retirei Burstbuckers a pedido do dono e um par de 57 Classic entrou em cena. Por fim, coloquei D'addario 0.10 e regulei com a ação média (o trabalho na escala e trastes permitia uma ação mais baixa, mas o Alvin toca com força e também toca slide). 

O Alvin deve ter gostado do trabalho, pois acabou trazendo mais dois instrumentos para troca de trastes que vocês verão em breve.

Ouçam o som do Alvin e conheçam a De Blues em Quando 
no Youtube. Adicione-os no  Facebook clicando aqui e sigam a banda no Twitter: @debluesemquando









sexta-feira, 15 de abril de 2011

Gibson Explorer Faded

Eu achava que as Gibson Faded era instrumentos de segunda linha e com timbres duvidosos, mas eu estava enganado. São instrumentos muito bons. A idéia de instrumento ruim era ativada na minha cabeça por causa da simplicidade do acabamento - as Faded recebem apenas umas demãos do que parece ser uma seladora nitrocelulose, resultando numa camada bem fina sobre o instrumento. A camada na verdade é tão fina que você percebe os veios da madeira.

O conceito do acabamento simples apresenta uma bela vantagem: o instrumento não tem uma camada pesada de acabamento sobre a madeira, o que faz com que ele seja bem ressonante e vivo. 

Essa Explorer é o Pedro Damasceno, que trouxe a guitarra do Piauí pra fazer a troca de trastes e pequenos reparos na parte elétrica. Usei o Dunlop 6000, D'addario 0.10 e o Pedro solicitou uma ação média-baixa, coisa que o abaulamento de 14 polegadas da escala Gibson permite sem maiores problemas. 




segunda-feira, 4 de abril de 2011

Gibson ES335

Essa foi a outra guitarra que o Abraham Carlos trouxe pra manutenção. Ele vendeu a guitarra para um músico de São Paulo e quis mandá-la para o novo dono em perfeitas condições. 

Ela estava com os trastes num estado bem precário, mas vocês podem ver como eles ficaram depois do polimento. Depois eu limpei e hidratei a escala, coloquei as cordas novas, fiz uma limpeza no jack e regulei a guitarra com uma ação média-baixa. Belo instrumento.