segunda-feira, 13 de maio de 2013

Guitarra Washburn

Esse post é especial pra mim. Aqui temos, numa só guitarra, absolutamente tudo que mais gosto de fazer e que faço melhor nessa profissão. Filipe Miranda, vulgo Filipetrucci, trouxe sua Washburn veterana de guerra  e cansada pra uma reforma pesada: ele pediu que eu trocasse os trastes, colocasse tarraxas e ponte novas, além de substituir absolutamente tudo na eletrônica, incluindo os captadores e que eu fizesse a blindagem. Basicamente, o Filipe quis o braço e corpo, substituindo todo o resto. O orçamento não foi exatamente barato, mas chegamos à conclusão que valia muito a pena. A guitarra tinha madeiras muito boas (mogno + maple no corpo, maple + rosewood no braço), shape de braço ótimo, era muito bonita e tinha muito valor sentimental pro dono. 

O trabalho começou pelo braço e de cara ficou mais complicado que o previsto. Na desmontagem, quando fui conferir o estado da escala, descobri que o tensor estava quebrado. Isso explica a péssima ação de cordas da guitarra antes. Troca de tensor não é exatamente uma coisa difícil, mas tenho visto luthier que faz cada barbaridade por aí que me causa náusea. Eu separo escala e braço sem causar danos a nenhum dos dois, em poucos minutos, sem dor de cabeça, sem fazer força alguma e e garantindo que depois vou fazer a colagem perfeita no exato mesmo ponto que antes. Lamentável que se use um tensor tão vagabundo numa guitarra bacana dessas. Veja as fotos e confira que era apenas uma barra de metal tosca, um recurso antiquado e pouco confiável, além de não ser de ação dupla. Vejam as fotos das partes descoladas, o tensor quebrado retirado e o tensor novo no lugar antes de eu colar as partes novamente. Feito isso, limpei os resquícios de cola, retirei os trastes antigos, corrigi as irregularidades da escala, fiz um raio composto (12 polegadas no começo achatando pra 16 no final) e coloquei trastes Stew Mac 150 e escolhemos tarraxas Wilkinson. 

No corpo, após desmontagem completa, comecei fazendo a blindagem. Apesar da configuração HSH, o Filipe não usa o single do meio, então ele foi desativado e empurrado bem pra baixo pra sair do caminho da palheta. Coloquei uma chave de 3 posições. Na posição do meio, a chave liga somente as bobinas externas dos captadores. Usamos a floyd Graph Tech, minha preferida, pots de 500K e coloquei o treble bleeding do pot de volume. Os captadores  usados foram Rosar Punchbucker na ponte e Heartbreaker no braço - justamente os captadores que uso em quase todas as minhas guitarras com humbuckers.

Filipe ficou muito satisfeito com o resultado. Essa guitarra se tornou meio que um "compêndio" do que se faz de melhor aqui na minha sala.

  


















Um comentário:

alex disse...

Olá! Cara tenho uma guitarra antiga, cujo o tensor é invertido ou melhor fica colado com o captador do braço. Será que pode ser mudado para o padrão de hj, que próximo do nut e das tarraxas???