sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Fender Telecaster FMT

Essa telecaster praticamente não foi usada. Foi apenas abandonada num case por anos. Esqueci de fazer fotos da guitarra antes de ser desmontada, mas as primeiras fotos mostram o estado feio da escala, trastes e da cavidade da eletrônica. Me bate um desespero quando vejo essa cacetada de fios dentro de uma guitarra. Não sei bem explicar a razão, mas também não simpatizo com o uso de pots push-pull.

O meu reumatismo me impediu de trabalhar imediatamente nos trastes, mas ainda no mesmo dia eu desfiz essa confusão da eletrônica, fazendo a blindagem, instalando uma chave multipólos de 5 posições da Schaller e um treble bleeding no botão de volume. Eu achava que a guitarra tinha captadores muito graves e coloquei um pot no-load da Fender no botão de tone com um capacitor de 0.22 (é exatamente o pot que se vê na segunda foto da eletrônica), mas eu vi que eu estava enganado depois que testei a guitarra pronta. Ela havia ficado aguda demais. Troquei o pot no-load por um pot CTS raro de 350K, usei um capacitor de 0.33 e isso eliminou o brilho em excesso que ela tinha.

A chave da Schaller oferece as mesmas ligações daquela chave rotatória de 5 posições das PRS Custom. Tenho os sons normais dos humbuckers nas posições 1, 3 e 5. Na posição 4, eu tenho o som do captador do braço em paralelo. Na posição 2, eu tenho as bobinas externas dos humbuckers ligadas em paralelo, um som um pouco parecido com os singles de uma tele normal ligados juntos. Pra haver corte de ruído na posição 2, eu precisei desmontar o humbucker da ponte e virar o imã dele de cabeça pra baixo.

Quando meus ombros melhoraram, fiz um abaulamento composto (10-16) na escala, coloquei trastes de aço inox e fiz a montagem da guitarra com D'addario 0.10.











Um comentário:

Fernando Conde disse...

Rafael, acompanho seu trabalho a muito tempo pelo blog e aprendi muitas coisas legais aqui e no ZONA DO HUMBUCKER.
Recentemente construí uma guitarra e blindei as cavidades com fita de cobre auto adesiva, mas acredito que por conta da superfície das cavidades não ficou com esse aspecto liso, qual o material ou quais os procedimentos necessários pra ficar com esse aspecto.