sábado, 31 de julho de 2010

Gibson Les Paul Studio Faded Brown



Eis uma guitarra interessante. Eu adoro essa onda de instrumentos quase sem acabamento. Essas Gibson Faded não têm pintura, mas sim uma fina camada do que parece ser uma seladora. A madeira fica protegida contra a gordura nas nossas mãos, mas a falta do acabamento mais pesado faz o instrumento vibrar com mais naturalidade.


Até aí nada de novo. O estranho foi retirar essa guitarra do case e perceber que ela é levíssima. O mogno hondurenho é mais leve que o brasileiro, mas essa guitarra é mais leve do que o normal. Minha primeira suspeita foi de que ela tinha partes ocas e eu estava certo: umas batidinhas no tampo revelam que essa guitarra é oca na parte de cima, como uma Fender Thinline. Isso é estranho, pois não há nada no site da Gibson sobre isso. Lá você encontra todos os dados da guitarra (até sobre o estranho shape gordão do braço), mas nada sobre a parte oca do corpo.

Nada disso atrapalha a guitarra e ela é ótima. Muito leve e ressonante, com timbre detalhado e boa tocabilidade. O dono da guitarra a trouxe para regulagem, polimento de trastes. Novamente o dono quis colocar cordas 0.11.  



3 comentários:

Paulo_davy89 disse...

Linda essa Gibson!
___
Sobre a questão dela ser oca:

O mogno excepcional usado nas décadas de 50 e 60 começou a ficar escasso e durante a década de 70 as peças disponíveis tornaram-se cada vez mais pesadas (ppte em função da absorção de silica do solo - o melhor mogno é o antigo e de solo bem drenado). A solução encontrada pela Norlin/Gibson foi criar furos ou câmaras no mogno. Isso aliviaria o peso (weight relief) e seria imperceptível porque o mogno é coberto pelo top de maple. Toda e qualquer Les Paul Gibson USA produzida entre 1982 - 2007 é "weight-relieved". As únicas Les Paul atualmente com corpo sólido de mogno são as "Custom Shop Historic" e as réplicas de guitarras famosas (Jimmy Page, Billy Gibbons, etc.)
As duas técnicas usadas atualmente são:
Câmaras (chambered body):
http://3.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d1xkKfOUI/AAAAAAAAABE/KSWhN6XV 8Yw/s1600/Les+Paul+-+weight-relieved+DarkFireChamberbody.jpg
http://1.bp.blogspot.com/_EhllPl-8U-I/S8d1xcJCiDI/AAAAAAAAAA8/CWVmk2hu eCs/s1600/Les+Paul+-+weight-relieved+-+Chamber_BFG_2007.jpg

Shadow disse...

Cara, adorei seu blog !
Fiquei impressionado com seu trabalho.
Adoro instrumentos musicais em geral.
Sempre quis ser luthier mas não encontro nem um luthier que presta para regular minhas guitarras quanto mais pra me fazer aprendiz.
Enfim, realmente gostei do seu blog e espero que continue postando !
Kaio Cruz

saullo souza disse...

ótimo post cara , possuo uma studio faded . voce me indicaria alguma tinta para pintar a guitarra sem que perca o som caracteristo natural ? abraço