quarta-feira, 30 de junho de 2010

Gibson Les Paul Tradicional Pro

Essa bela Les Paul é de uma série com alguns detalhes bacanas: é a primeira Les Paul que eu conheço q sai de fábrica com push-pull (um pra cada captador) pra rachar os humbuckers e com tarraxas com trava Grover (que têm um dispositivo igual à Sperzel).

O seu dono a trouxe para manutenção de rotina e para melhorar o trabalho de trastes, que em se tratando de Gibson, normalmente vem de fábrica em condições meio precárias. As cordas foram 0.11 (yeah!) e depois de tudo pronto o som e tocabilidade ficaram excelentes!



sexta-feira, 25 de junho de 2010

Gibson SG Standard

Essa SG foi trazida pra revisão, troca de cordas e instalação de um Lollar Imperial no braço. A guitarra regulou muito bem e a ação de cordas ficou ótima.

No entanto, quanto mais o tempo passa menos eu entendo qual é a diferença entre os instrumentos da Gibson e da Epiphone. Será que são só os captadores? Será que é o hardware? Será que é o acabamento em nitro? Seja qual for, é muito pouco pra justificar a diferença monstrousa de preço. A guitarra não é ruim, pelo contrário (e é até bem elogiável a elegância da montagem da eletrônica, conforme você pode ver na foto), mas você pode comprar uma guitarra tão boa quanto essa com um terço do que se paga pela Gibson. O que se vê aqui é uma guitarra caríssima que sequer é blindada, um trabalho de trastes extremamente porco e amador (com esses filetes laterais cortados com estilete) e um péssimo lixamento e polimento da pintura na região de encontro do corpo com o braço. Deixei até a terceira foto em qualidade bem alta pra vocês verem o que estou falando. Nada disso faz dessa guitarra um instrumento ruim, mas não são defeitos que não se espera encontrar num instrumento que custa 1300 dólares nos EUA (o dono comprou no Brasil e foi muito mais caro).

Fala-se muito mal dos instrumentos coreanos, mas você não vai encontrar essas falhas de acabamento nem nas Condor mais baratinhas.







quarta-feira, 23 de junho de 2010

Soraya, a telecaster queimada

Feita com sucata, essa guitarra foi um experimento com pintura que deu errado. Já o sacrifício nas labaredas do rock’n roll foi um experimento que deu certo. A história da Soraya pode ser lida no seu profile do Orkut.

Não se sabe qual a madeira usada no corpo, mas o braço é em marfim com escala escalopada. A guitarra é muito leve. Os trastes que usei foram Dunlop 6000. A ponte e tarraxas são Wilkinson (que por sinal são muito boas). A eletrônica é comum. Uso cordas 0.11 e não tenho preferência por marca.

Essas de fotos são pra celebrar um momento muito feliz: finalmente os captadores de telecaster de ponte Rosar estão disponíveis e os dois primeiros que eu recebi foram o King Mid T (que foi instalado na Soraya) e o meu modelo signature, o RG1 T. Os captadores estão com um acabamento fabuloso e os timbres poderão ser conferidos em breve no Youtube. O captador de braço usado na Soraya passou a ser um dos primerios RG1 em versão normal que foram fabricados







quinta-feira, 17 de junho de 2010

Uma guitarra muito bonita, muito cara e com timbres limitados. A Santada do Mr. Babão é a guitarra que ele mais usa em palcos. Isso explica o péssimo estado do acabamento da guitarra e dos trastes (que ele se recusou a trocar).

O corpo e o braço são de um lindo mogno, a escala é rosewood e o tampo é de flamed maple. O abaulamento acentuado do tampo é característica de quase todas as PRS. O braço é relativamente grosso e o com shape em "V". Os captadores são modelo Santana da própria PRS e eles têm ganho médio, som muito fechado e sem detalhes. Parece até que a guitarra está com o botão de tone meio fechado.

Uma guitarra belíssima e muuuuito cara, mas que em termos de timbre e tocabilidade nem se compara à Custom já mostrada aqui no blog.





quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Relicagem" da Fender SRV

Artur Menezes trouxe a strato veterana de guerra pra gente fazer o envelhecimento artificial. Deu trabalho, mas foi divertido. Coloquei aí fotos do antes e depois pra vocês verem. O próximo passo é a colocação do escudo vintage white pro visual ficar mais legal ainda.