quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Strato Custom Siena Burst


Hoje eu trouxe minha strato siena burst pra testar outras opções de captação. Ela estava com os Dimarzio Area e resolvi colocar o Dimarzio Air Classic na ponte. Eu tenho esse captador há muito tempo e nunca havia testado com atenção. Ele é muito bom, com ótimo timbre de médio ganho e dinâmicas muito controláveis, mas não gostei do visual HSS nessa guitarra (embora no braço estivesse um Rosar Twin Vintage). Resolvi colocar um escudo SSS de volta, mas com o Twin Vintage no braço e o Extreme Hot na ponte. Você pode ver o meu texto sobre o Extreme Hot no Zona. Muito timbre e muito ganho. 

Além disso, eu quis fazer uns experimentos usando um pot de volume de um megaohm (e não os de 500K normais). Até aí nada de anormal, o problema é que eu só consigo arranjar pots de um mega tipo A (que é logarítmico). E eu não gosto do resultado do pot tipo A no volume. Ele corta o volume muito abruptamente. 

Há como fazer um pot logarítimico ter uma resposta mais linear. Isso não é nenhuma novidade, mas vale a pena relembrar: Se o pot é tipo A de 500K, você deve colocar um resistor de 220K entre os pólos vivos do pot. Nas minhas guitarras com humbuckers e nas dos clientes eu sempre coloco também um capacitor de 330pf entre os pólos vivos. Com single coils eu recomendo que os capacitores sejam de valor mais alto – 470pf deve resolver, mas a Fender usa 681pf. Vejam a foto. 

Com o pot de um um mega eu comecei tentando um resistor de aproximadamente 450k, mas o resultado não me agradou. A segunda tentativa com um resistor de 540K e ficou satisfatório, mas eu vou tentar depois um de valor um pouco maior.

Um comentário:

Alysson disse...

Opa, vc disse:
Há como fazer um pot logarítimico ter uma resposta mais linear. Isso não é nenhuma novidade, mas vale a pena relembrar: Se o pot é tipo A de 500K, você deve colocar um resistor de 220K entre os pólos vivos do pot. Nas minhas guitarras com humbuckers e nas dos clientes eu sempre coloco também um capacitor de 330pf entre os pólos vivos. Com single coils eu recomendo que os capacitores sejam de valor mais alto – 470pf deve resolver, mas a Fender usa 681pf. Vejam a foto.

Porque colocar um resistor de 220K e um capacitor de 330pf entre os pólos?

Isso influencia em que no som, abraço e parabens pelo blog, leio sempre que tem coisa nova.